11/29/13

Sistemas de crenças ou paradigmas I

Um sistema de crenças é tudo aquilo no que acreditamos consciente ou inconscientemente.  A parte consciente é fácil de identificar. O maior desafio está em detectar a parte inconsciente dos nossos sistemas de crenças. 

Para aprender um pouco mais sobre isso, preste atenção às suas reações; em especial, suas reações mais intensas. Por trás de tudo o que você não gosta ou adora está um conjunto de crenças que pode ser a chave para a compreensão de muito do que se passa em sua vida.

Os sistemas de crenças, junto com o não-consciente (que envolve tudo o que é inconsciente ou subconsciente), pela proteção da integridade física e mental. Toda vez que o inconsciente identifica uma situação parecida com algo conhecido, ele aciona um conjunto de crenças específico para amplificar as sensações de prazer ou minimizar as sensações de dor (física ou psicológica).

Esse mecanismo é extremamente eficiente e age sem que se possa perceber. Na maioria das vezes, esse mecanismo pode salvar o indivíduo de situações perigosas. Como exemplo, quando identifica uma situação de perigo, o inconsciente dá uma descarga de adrenalina no sangue, o coração passa a bater mais rápido, todo o corpo fica alerta e preparado para se defender ou fugir o mais rápido possível. O inconsciente responde dessa forma porque isso pode determinar vida ou morte em alguns casos. 

Entretanto, o inconsciente não consegue distinguir facilmente a diferença entre perigo real ou imaginário. E, o mecanismo que foi criado para salvar uma vida, pode determinar a morte no longo prazo. Veja, por exemplo, o caso de uma pessoa que, passa por inúmeras situações de stress durante o dia. 

Essa pessoa, tem várias descargas de adrenalina (que o deixa alerta e pronto para a ação). No entanto, ele não corre (como era suposto a fazer), ele continua sentado no escritório ou em seu carro sem perceber que seu coração está batendo mais rápido ou que sua pressão arterial está bem acima do recomendado. Pra onde você acha que vai toda essa energia foi? 

Quando esse cenário acontece apenas algumas vezes, a pessoa consegue levar uma vida normal. No entanto, o mais comum  nos dias atuais é as pessoas entrarem em uma ciranda que acaba por levá-los à morte por doenças ligadas ao stress.

Quer uma dica para melhorar suas chances? Preste mais atenção às suas sensações (taquicardia, aperto no coração, frio na barriga, arrepios, calafrios, etc...).  Em posts futuros falaremos um pouco mais sobre os benefícios dessa prática.

Veja também:

No comments:

Post a Comment