11/28/13

Aprendendo a ter sucesso com outras pessoas

Você deve conhecer alguém que teve sucesso na vida, certo? Todo mundo conhece alguém que teve sorte ou que conseguiu um grande feito. Você já pensou que poderia conseguir o mesmo tipo de sucesso ou, talvez, um sucesso ainda maior, se repetisse algumas das coisas que esse alguém fez?

Algumas pessoas disseram em entrevistas que, para conseguir o sucesso que tiveram, usaram um modelo ou um ídolo como referência e copiaram desses ídulos três pontos importantes:

2) A sintaxe interna
3) A fisiologia

1) Como copiar um sistema de crenças.

a) Identifique um conjunto de crenças que a pessoa modelo tem e que é diferente do seu sistema de crenças.

b) Verifique se existe conflito entre suas crenças e as crenças a serem copiadas. Uma forma simples de identificar esse tipo de conflito é prestar atenção se alguma das crenças te causa desconforto. 

No caso de desconforto, você vai precisar decidir se vale a pena vencer o conflito interno para alcançar o objetivo desejado. 
Uma vez que você decidiu assimilar o novo conjunto de crenças, comece por desafiar seu conjunto de crenças anterior através da busca de situações nas quais suas crenças não são verdadeiras. Procure por: 
  • exceções à regra
  • culturas nas quais sua crença não é tão relevante
  • motivos pelos quais você acredita no que acredita
  • problemas que você pode ter por causa dessa crença
Dessa forma, sua crença ficará um pouco mais fraca porque você ganhará consciência de pontos, momentos e situações nas quais sua crença não era tão absoluta assim.

c) Fortaleça o novo sistema de crença. 
  • Busque situações nas quais o novo sistema de crenças se revelou verdadeiro na sua vida
  • procure uma cultura na qual esse sistema de crenças é verdadeiro
  • pense a respeito de o que você ganharia se acreditasse na nova crença
  • reflita sobre o que as pessoas que te amam ganhariam se você adotasse esse novo sistema de crenças
2) Sintaxe interna
A sintaxe interna é o nome que se dá à sequencia que acontece na cabeça de cada um entre o momento que a pessoa recebe uma informação até o momento em que ela age.
Ex: 
Tem gente que quando encontra um problema, primeiro ouve uma voz interna depois imagina-se resolvendo o problema (ele consegue se ver resolvendo o problema) depois ele sente o coração batendo mais forte e confiante por ter resolvido o problema. Nesse caso, a sintaxe interna é: A(auditivo), V(visual), S(sinestésico).
Já uma outra pessoa, pode: 
Ver o problema crescendo (visual), ouvir a voz do pai brigando com ele (auditivo), sentir uma pressão no peito (Sinestésico) e, com isso, ele se paraliza e entra em estado de procrastinação.

O primeiro tipo vai resolver o problema. Já o segundo, não coseguirá resolver o problema dessa vez.


3) Fisiologia
Passe a se comportar, andar, falar, sentar como a pessoa que você quer copiar.

Veja também:

No comments:

Post a Comment