12/1/13

Como identificar crenças I

Há várias formas de identificar crenças mas a maioria delas passa por prestar atenção ou por estar mais disposto a ouvir do que a falar. Também é muito importante estar mais interessado em sentir do que reagir e, principalmente, estar mais propenso a reconhecer detalhadamente o que foi sentido do que em dar uma resposta rápida e à altura.

Quando estiver tentando identificar um sistema de crenças de alguém, tente capturar o que essa pessoa fala ou escreve a respeito de coisas que lhe interessam. Uma ótima forma de fazer isso é através de perguntas, lendo biografias ou estudando a obra da pessoa que é dona das crenças que queremos identificar.

Como um exemplo, se você perguntar ao dono de uma pequena empresa: "como obter mais clientes?"; ele pode responder que seus clientes são obtidos através de indicações e, por isso, é preciso fazer um bom trabalho para continuar servindo os mesmos clientes e obter novos.

Uma forma de aprender ainda mais a respeito do sistema de crenças dele é através de perguntas do tipo: "Como você faria? (ainda que não faça).

Exemplo: Muitos empresários de porte médio acabam não crescendo mais por  uma questão sobre o tempo necessário para obter o Retorno sobre o Investimento e como dimensionar o investimento necessário em termos de recursos, tempo e volume extra de trabalho. 

Nesse caso, fazendo uma pergunta do tipo: "Se você tivesse acesso a uma fonte inesgotável de recursos, tempo e gente capacitada, o que você faria para atrair novos clientes?"

Após as várias respostas, você ainda pode perguntar: "Por que você não fez isso tudo até agora?"

Algumas vezes, a respota é: "Por causa das questões já discutidas (dúvidas, trabalho extra, dinheiro...). Mas não se espante se essa forma de ver a questão trouxer à superfície uma nova perspectiva e, com isso, o nosso amigo empresário chegar a soluções para cada um dos seus problemas. Quando isso acontece, ele simplesmente vence as restrições mentais e passa a operar em um  novo patamar no qual tudo dá certo.

Seria bem legal se você conseguisse copiar também essa nova crença pois ela é ainda mais possibilitadora do que o conjunto de crenças que trouxe o nosso amigo empresário até o momento.

Veja também:

No comments:

Post a Comment