3/4/14

Revisão de modelos mentais

Você já passou por alguma situação criada por um comportamente que fazia sentido antes mas que, naquele momento, revelou-se inadequado? Se você não conseguiu encontrar um caso, lembre-se de quando era criança (por volta de 2 a 3 anos de idade). Naquela época, quase tudo o que você dizia ou fazia parecia adequado e bonito. Entretanto, quando se tornou adolescente, os mesmos comportamentos se tornaram inadequados. O que mudou? Parece que, com o tempo, as pessoas passaram a criticar as mesmas atitudes que antes eram bem aceitas e, as vezes, até elogiadas.

Será que não há outros comportamentos ou atitudes que perderam a relevância ou pertinência com o tempo?

Nossos modelos mentais estão na base da forma como aprendemos a fazer o que fazemos, a pensar como pensamos e, consequentemente, a nos comportar como comportarmos. Modelos mentais também são chamados de paradigmas.

Parece disperdício "reinventar a roda" e não parece razoável ter que demonstrar as fórmulas que já testamos várias vezes. No entanto, vivemos em um mundo que está mudando numa velocidade estonteante. Em assim sendo, como garantir que a forma que nossos pais fizeram continua adequada? E, se eles faziam daquela forma por uma razão que não existe mais?

A revisão de modelos mentais pode ser uma alternativa interessanta para desenvolver atitudes mais criativas, eficientes e produtivas.

Revisão de Modelos Mentais
  1. Busque situações nas quais o modelo atual não funciona
  2. Busque culturas nas quais o modelo não é tão adequado assim.
  3. Busque consequencias indesejáveis da aplicação do modelo
  4. Coloque, de forma honesta e clara, as hipóteses por detrás do modelo

Como exercício, faça uma lista de alguns dos seus paradigmas e experimente revê-los diariamente. Dessa forma, você desenvolverá uma mente muito mais aberta ganhando uma flexibilidade mental e comportamental que será fundamental para seus desafios no futuro.

Veja também:

No comments:

Post a Comment