2/7/14

O segredo do aprendizado está nas perguntas

Mais um vestibular simulado e ele não sabia de nada! O colégio tinha uma política de formar turmas especiais que preparavam alunos para os vestibulares mais difíceis do país. Era fundamental ter boas notas nos simulados para ganhar um lugar nas turmas especiais. Nosso amigo havia virado a noite estudando e o efeito do café já estava no fim. Enquanto o professor distribuía a prova e explicava as instruções, ele sentiu seus olhos fecharem e a voz do professor foi gradativamente sendo substituída pelo barulho da brisa fresca nas folhas das árvores e um friozinho gostoso subiu pelos pés como se estivesse descalço e com os dois pés no lago do sítio do avô, onde costumava pescar em baixo da sombra gostosa de uma árvore centenária que balançou intermináveis tardes da melhores férias de sua vida. Ao longe, uma águia voava lentamente como que saboreando o céu azul realçado pelo brilho intenso do sol e o verde das árvores que quase formavam uma moldura.
E, em seus devaneios, como se em uma conversa com a águia, ele perguntou: Como será que eu serei quando crescer?  E a água com uma voz quase maternal, doce e suave como aquelas que encontramos apenas em filmes de fadas respondeu:

Haverá um tempo que você vai querer aprender tudo de uma vez. Você vai desenvolver uma pressa de viver, de fazer, de chegar; como se a vida não tivesse tempo a perder.

Nesse tempo, você vai descobrir que é bom de matemática e que é muito bom e seguir regras, vai se interessar por como a natureza funciona mas vai ter pouco interesse por onde fica cada lugar ou como as pessoas deveriam escrever e quase não terá paciência para estudar os poemas que alguém escreveu há muitos e muito s anos.

Você não vai gostar tanto assim de tratar temas como novelas ou astrologia e vai ter muito pouca paciência para conversar com pessoas diferentes de você. Principalmente garotas, crianças mais novas, adultos e pessoas mais velhas.

Você se julgará inteligente por suas notas em matemática (a matéria mais difícil para seus colegas) mas não conseguirá notas muito além do mínimo necessário em artes ou educação física.

E o menino disse: Isso não parece lá um cenário muito bom, não é mesmo?

E a águia: ainda bem que você percebeu...e seguiu contando uma estória:


"Há muito tempo, havia, nessas terras, um lago mágico. Nesse lado, existia uma ilha na qual vivia uma tribo bem especial. Nessa tribo, as pessoas descobriram que existiam várias formas de aprender. Na verdade, os alunos tinham o costume de observar o método de aprendizagem uns dos outros e, cada vez que encontravam um método de aprendizagem mais efetivo para uma dada matéria ou professor, eles acrescentavam a técnica ao seu repertório. Assim, quando não estavam conseguindo aprender uma determinada matéria, ao invés de culparem a si mesmos, o professor ou a matéria, passavam a buscar um método de aprendizagem mais efetivo.

Uma pergunta muito comum entre os alunos daquela tribo, sempre que tinham dificuldades, era: Será que existe alguma forma mais eficiente de aprender essa matéria? 

- Agora, preciso ir, disse a águia. Foi um prazer conversar com você.

- Ei, espere... e como posso melhorar minhas notas quando crescer?

E por já estar bem longe, a águia falou algo que exigiu, do garoto, um certo esforço para ouvir e um esforço ainda maior para entender: 

Parabéns! O caminho para obter respostas melhores começa com o formular de melhores perguntas.

E uma voz que parecia vir do além disse: "Podem começar a prova!"

Veja também:

No comments:

Post a Comment