1/13/14

Para manter conversas agradáveis I


Como andam as suas conversas? Como você sai de cada uma delas?
Após concluir uma conversa, você sai com a sensação de dever cumprido ou com a ideia de que convenceu o seu interlocutor? Algumas pessoas, saem de suas conversas com a sensação de que, pelo menos, tentou convencer o outro. Você já teve a sensação de que pessoas nem sempre entendem o que você quer dizer?

Durante muito tempo, cada conversa que eu tinha era sempre uma oportunidade aproveitada para um debate. Ah! Eu adorava o debate! Mal podia esperar para exercitar a minha capacidade de debater, para aprimorar minha astúcia em expor meu ponto de vista e desenvolver cada vez mais a minha capacidade de articular uma argumentação e fazer valer a minha forma de ver o mundo. Eu até me esforçava  para que minha forma de databer fosse sempre a mais leal possível de forma que não pudessem nunca questionar a glória da minha vitória.

Com o tempo, eu fui ficando cada vez melhor em debater. Minhas técnicas ficavam cada vez mais refinadas e, cada vez mais, eu admirava personagens de filmes como grandes advogados ou políticos. 

Um dia eu percebi um outro lado disso tudo. As pessoas perderam a capacidade e o interesse em debater comigo. Eu havia ganhado todos os debates mas perdido algo muito, muito mais importante.

Em meio às reflexões que a situação exigia, eu cheguei a algumas conclusões interessantes. Eu descobri, por exemplo, alguns dos motivos que me levavam a gostar tanto de debater: Um deles é que, por algum tempo, eu pensava que as pessoas não gostavam de conversar comigo e que a minha única chance de manter uma conversa (e apreciar o prazer de interagir com os outros) por mais tempo era através do debate. 

Só muito tempo depois, descobri que existem pelo menos quatro tipos diferentes de conversa:
- Debate 
- Discussão respeitosa (as pessoas respeitam umas às outras)
- Discussão organizada (as pessoas dominam técnicas de discutir e respeitam o outro)
- Diálogo

Cada uma delas serve para um determinado tipo de situação e, quanto mais você conhecer a respeito, melhor será a sua vida e a de todos os que te cercam.

É gostoso ganhar um debate no curto prazo mas é muito melhor ter amigos no longo prazo.

No comments:

Post a Comment