1/17/14

Ganhando eficiência e exercitando a criatividade.

Você já imaginou que a maioria dos candidatos aprovados nos vestibulares mais concorridos pode, na verdade, ser bem menos inteligente que você? Alguns podem até considerar possível que eles só estejam obtendo esse nível de sucesso devido ao uso de técnicas e estratégias que você também poderia aplicar. Se isso for verdade, talvez o seu sucesso dependa muito menos de um esforço adicional e mais de como você vai empregar esse esforço daqui pra frente.

Pense bem, estudar implica em trabalhar com várias matérias diferentes, ensinadas por professores diferentes, com metodologias de ensino diferentes, certo? Além disso, as várias matérias são cobradas de formas diferentes e é muito provável que a sua capacidade de aprendizagem, para cada uma dessas matérias, também seja completamente diferente. Então, por que é mesmo que você estuda todas as matérias da mesma forma?



Gostaria de te desafiar a fazer as coisas de uma forma um pouco diferente só por hoje. Se você costumava estudar lendo e tentando decorar fórmulas, tente apenas passar os olhos por todas as páginas do livro como se o seu lado direito do cérebro fosse capaz de guardar todas as informações com as quais ele tem contato. Tente fazer isso como se você não precisasse aprender nada do que está estudando e, ao terminar, pense por um momento no quão bom seria se você realmente pudesse aprender dessa forma. E sorria como quem já sabe ou como quem acabou de aprender uma nova forma muito mais eficiente de aprender.

Imagine-se comemorando a aprovação no vestibular. Perceba a expressão de alegria de todas as pessoas que gostam de você e o orgulho daqueles que realmente te amam. Tente imaginar como você se sente, dê especial atenção a como você respira e qual é a sua postura de vitória. Agora, peça licença aos seus amigos, saia da festa por um momento e vá a um lugar tranquilo como se fosse escrever uma carta para alguém muito especial com dicas de como passar no vestibular. Escreva tudo que te vêm à cabeça nesse momento. Não importa os assuntos que vão surgir, simplesmente escreva ou, se tiver um celular à mão, grave todos os conselhos que você daria para alguém que tem um ano inteiro de preparação pela frente. Depois guarde essa carta (ou gravação) para voltar a ler nos momentos que você tiver dúvidas ou sentir dificuldades.

Importante: Não estou dizendo pra você deixar de estudar da forma convencional. Você, provavelmente, não vai passar no vestibular sem esforço. Mas só esforço não basta. É preciso dançar com as dificuldades, sorrir para o medo e brincar com os próprios erros.

Fazendo dessa forma, você vai desenvolver criatividade e intuição. Essas duas competências serão muito importantes para os momentos que você tiver que escolher entre duas opções na prova e não tiver certeza da resposta. Além disso, essas duas qualidades serão fundamentais para todas as outras questões difíceis que a vida vai lhe apresentar enquanto você estiver nesse plano espiritual.

Para ver um pouco mais do que se pode fazer com um pouco de criatividade, assista ao filme abaixo:


Sucesso nessa empreitada!

Veja também:

No comments:

Post a Comment