1/16/14

Esforço, resultado e eficiência


Parece inteligente acreditar que é preciso estudar bastante pra passar em um vestibular; especialmente se o curso pretendido for dos mais concorridos como Direito, algumas Engenharias e  Medicina. Entretanto, alguns candidatos costumas construir relações de causa e efeito um pouco distorcidas nessa hora e passam a acreditar que, quanto mais estudarem, maiores serão as chances de aprovação. O problema é que essa relação de causa e efeito pode não ser tão lógica assim.


Na verdade, o sucesso (aprovação) pode depender (além da quantidade de horas estudadas), de alguns outros fatores tais como: 

  • qualidade do estudo,
  • qualidade do material utilizado,
  • qualidade do candidato na hora da prova (depende do estado físico e mental),
  • qualidade dos outros condidatos.


Talvez seja inteligente criar um projeto para esse tipo de objetivo. Nesse caso, pode ser interessante usar a analogia de uma maratona. Não adianta sair correndo muito mais rápido do que os outros candidatos nos primeiros 300 m de prova. É preciso administrar a energia, a motivação e o estado emocional ao longo de toda a prova.

É por isso que, as vezes, encontramos pessoas que estudam muito menos que outras mas que acabam tendo resultados bem melhores. 

O resultado final é uma função do esforço mas também da eficiência desses esforços. É preciso, mais que estudar certo, estudar o conteúdo certo da forma certa na hora certa.

Fazendo isso, a preparação deixa de ser um martírio e passa a ser uma parte integrande do tempo de faculdade no qual você vai viver um dos tempos mais gostosos da sua vida.

Eis alguns outros temas que podem contribuir muito para aumentar a eficiência dos seus estudos:




Veja também:

No comments:

Post a Comment