11/11/13

Para progredir na vida

Pense positivo. 
Uma das vantagens de pensar positivo é que, quando você o faz, está no completo domínio da situação. Procure prestar a atenção; na maioria das vezes que você pensa negativo, você está reagindo à ação de alguém. Pode ser uma notícia de televisão, uma fofoca que ouviu, um comentário mal interpretado ou até mesmo a expressão dos seus medos e inseguranças. Por outro lado, quando você pensa positivo, se dá ao direito de sonhar e imaginar não só a realização desse sonho como também as delícias de usufruir e apreciar o sonho realizado.  Alguns poderiam dizer que pensar positivo está relacionado com criar enquanto que pensar negativo está relacionado com reagir e, quem reage, está sendo controlado por algo que, quase nunca, está relacionada com os próprios objetivos de vida.

Escreva seus pensamentos positivos.
Quem escreve os sonhos tem maiores chances de construir relações entre os vários sonhos que tem. Consegue mostrar os sonhos para os amigos de forma organizada e consegue construir relações entre seus sonhos e os sonhos de seus amigos. Essas relações criam sinergias e mostram caminhos que fazem com que um mesmo esforço traga benefícios para muito mais gente e contruibua na realização de muito mais sonhos. Essa energia linda e esse sentimento intenso fazem as pessoas se motivarem e essa motivação é a base da realização de pequenas e grandes maravilhas sendo também a fonte da magia que realiza sonhos que pareciam impossíveis.

Coloque data nos seus sonhos.
Um sonho com uma data transforma-se, imediatamente, num plano. Com um plano na mão, você pode avaliar o que precisa para que o plano se concretize. Você consegue pedir ajuda quando tem dificuldades, pode dividir tarefas em pequenas etapas e ficar feliz a cada etapa concretizada. Você pode avaliar os riscos de um determinado plano de ação e criar planos de ação alternativos para quando descobrir que outros serão beneficiados com os resultados do plano. Esse processo aumenta consideravelmente a chance de seus sonhos se concretizarem ainda antes e com custos muito menores pra você.

Encontre parceiros com sonhos complementares
Esteja preparado para repartir seus sonhos com outras pessoas. Encontre pessoas de confiança; desenvolva a confiança nas pessoas, saiba até onde pode confiar em cada um e confie esse tanto. Isso ajuda muito! Mas tem algo que ajuda ainda mais.

Preste atenção aos sonhos dos outros. 
Ouça com atenção e respeito; na verdade, tente ouvir com entusiasmo. Uma pessoa com um sonho tem sempre muito a contribuir. Alguém com um sonho é um realizador. Ele vai encontrar uma forma de chegar ao objetivo dele e é bem provável  que ele te ajude a alcançar seus objetivos também. Por isso, cultive o hábito de encontrar sinergias entre os sonhos dos outros e o seu próprio. Quanto mais hábil você for em ouvir os sonhos dos outros, encontrar formas de ajudá-los a alcançar tais objetivos e descobrir como o sucesso de seu parceiro contribui para o seu próprio sucesso, maior será o seu sucesso.

Desenvolva acuidade sensorial.
Aprenda a perceber se está indo na direção certa. Há vários sinais de que você está indo na direção certa mas o mais importante é: você se sente feliz e realizado. Se as coisas parecem muito difíceis, esse costuma ser um bom sinal de que há um caminho melhor. 
Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor; por isso, ter acuidade sensorial não significa exatamente levar a vida na flauta. Mas excessos de dificuldades costumam ser um bom indício de que deve haver outros caminhos.
Outro bom indicativo de que o caminho não é o melhor é o ato de julgar. Sempre que você se pegar julgando outros, os acontecimentos ou (e principalmente) você mesmo, esse é um bom momento pra parar e pensar: "alguma coisa não está lá tão bem no caminho que eu escolhi".

Veja também:
Pensando positivo
Reconheça os sucessos do passado

No comments:

Post a Comment