11/20/13

Desenvolvendo Criatividade

Você gostaria de ser mais criativo, resolver uma quantidade muito maior de problemas de forma elegante e necessitando de muito menos recursos que a maioria das pessoas à sua volta? 
Pense em quão gostoso seria receber o reconhecimento por várias ideias legais e soluções geniais que você deu e no quanto as pessoas que realmente te amam ficariam orgulhosas da sua forma inteligente e criativa de pensar e endereçar questões que pareciam extremamente complexas antes da sua chegada.

Esse exercício, apesar de simples, é extremamente poderoso e funciona tanto melhor quanto mais rápido for executado. Não há uma forma certa ou errada de fazê-lo mas os benefícios reais oriundos do exercício serão potencializados se você fizer esse processo o mais rápido que puder.

O exercício começa com uma bateria de perguntas e as respostas nem são tão relevantes assim. O objetivo das perguntas, nesse caso, é fazer a sua mente refletir sobre o tema que ela chege numa resposta. O exercício se completa quando você encontra a resposta não sendo, portanto, necessário verbalizá-la ou dizer pra alguém a resposta encontrada. 

Lembre-se; nesse exercício, a velocidade é muito mais importante do que a precisão. 

Preparado? Já!!!

Responda o mais rápido possível:

  1. Quem é o seu amigo mais criativo?
  2. Quem é o seu parente mais criativo?
  3. Você já teve ideias criativas quando estava perto deles?
  4. Você já teve ideias criativas perto de outras pessoas?
  5. Você costuma ter ideias quando está com alguém ou sozinho?
  6. Qual foi a melhor ideia que você já teve durante seus sonhos?
  7. Qual foi a melhor ideia que você já teve depois de uma boa noite de sono?
  8. Quando foi a última vez que você deu respostas imediatas e criativas para questões complexas?l?

Agora, pense um pouco a respeito de outras pessoas também criativas.

Quais são as personagens mais criativas que você conhece?

Como você poderia se beneficiar da criatividade deles?


Ser criativo passa por fazer as coisas de forma diferente e por estar disposto a experimentar as propostas aparentemente malucas da sua intuição. Ser criativo, tem tudo a ver com estar descansado, em paz, tranquilo e feliz.

O mais legal dessa coisas toda é que, quanto mais criativo você for, mais feliz você será e o ciclo se auto-alimenta. Quanto mais feliz você for, melhores oportunidades você presenciará e melhores serão as suas condições para aproveitar as oportunidades que lhe serão dadas.

Assim, para ser criativo:


  1. Pense positivo
  2. Confie em sua intuição
  3. Faça coisas diferentes, vá a lugares diferentes, converse com pessoas diferentes, converse de forma diferente. Se você sempre debate, experimente ouvir e procure compreender o lado da outra pessoa. Procure colocar-se em seu lugar. Procure apreciar o fato dela pensar diferente de você e tente encontrar algum problema da sua vida (presente ou passado) no qual a visão dessa pessoa poderia ter ajudado na solução do problema.
  4. Ouça seus conselhos. Na maioria das vezes, os conselhos que você dá às outras pessoas também servem pra você.
  5. Sorria, faça exercícios, aprecie cada pedaço de alimento que você coloca em sua boca.
  6. Preste atenção nas suas sensações. Lembrete: alegria, tristeza, solidão não são sensações. Sensações são: pressão no peito, calafrios, frio na barriga, nó na garganta, etc... Normalmente, uma sensação antecede um pensamento que antecede uma ação. Se você conseguir identificar suas sensações, pode criar um plano muito mais efetivo para cada vez que a sensação aparecer. Dessa forma, você perceberá com uma boa antecedência quando você está prestes a perder o controle e a razão.

Veja também:

No comments:

Post a Comment