10/15/13

Pensando positivo

Muitos acreditam que a mente funciona como uma antena que orienta todos os sentidos na busca de soluções para o problema que ela está tentando resolver no momento.

De acordo com essa escola de pensamento, se você está com medo, a sua mente orienta seus sentidos a experimentar o medo e a validar as sensações que você está tendo. Por isso, quando você está com medo, tende a ignorar a maioria das informações que não estão relacionadas com o medo que está sentindo. Por exemplo:
Se você está num lugar estranho, sozinho, com medo e ouve uma música alta, um cheiro diferente e o ambiente está escuro, dificilmente você prestaria atenção numa placa mostrando a foto de um hambúrguer. É também quase certo, que você não se lembraria do preço do sanduíche; mesmo que estivesse escrito em letras grandes ao lado da palavra "promoção".
A sua mente, nesse momento, estaria procurando por sinais de segurança que estão relacionados com lugares claros e gente que se veste, se comporta e se parece como você. Se você encontrar uma lanchonete com essas características e estiver com medo, tem uma chance maior de entrar.

Por outro lado, se você estiver com fome e pouco dinheiro, a sua mente buscará soluções para esses problemas específicos e é bem mais provável que você note o preço do sanduíche e o cheiro de carne no ar.

Não se iluda, tanto a fome quanto o medo são reações importantes. São mensagens avisando que algo precisa ser feito. Entretanto, é importante não alimentar o medo e nem tornar a fome maior do que é. No momento tanto da fome quanto do medo, pensar no pior pode atrapalhar bem mais do que ajudar. Por isso, uma vez recebidas as mensagens de fome e de medo, torna-se uma boa política, passar a pensar positivo para que sua mente abra seus filtros passe a captar com mais eficiência as informações que vão ajudar a construir soluções criativas para o problema.

Algumas perguntas podem ajudar na construção de uma percepção positiva a cerca da situação:

  • Quem pode se beneficiar dessa situação ou da ação planejada?
  • Como essas pessoas serão beneficiadas?
  • Quando essas pessoas serão beneficiadas (curto, médio ou longo prazos)?
Veja também:

No comments:

Post a Comment