10/13/13

Ferramenta SCORE

Não faz muito tempo, eu ouvi a estória de um passarinho que costumava tratar cada um de seus desafios como uma oportunidade que a vida tinha de puni-lo por coisas erradas que ele nem sabia que tinha feito.

Na verdade, de tanto pensar assim, ele passou a acreditar em um paraíso ao qual ele teria acesso após a morte. Com o tempo, a crença dele evoluiu para "nada realmente bom vem de graça" e, depois, "para se ter algo de bom era preciso algum sacrifício".

Levando esse raciocínio adiante, o passarinho generalizou para "todo e qualquer sacrifício o deixaria um pouco mais perto do paraíso"; ainda que cada novo sacrifício o deixasse um pouco mais distante do jardim maravilhoso que o aqui e o agora foram cuidadosamente projetados para ser. De uma estranha maneira, quanto mais sofria, mais feliz o passarinho ficava.

Um dia, uma cobra estava pronta para dar o bote e por fim a essa agonia quando, por um lapso de momento, olhou nos olhos do passarinho e viu uma estranha alegria que nunca havia visto antes; pelo menos não nos olhos de uma presa. E a cobra resolveu aproveitar a oportunidade de aprender com aquela situação.

Ao perguntar qual era o motivo de tamanha alegria, a cobra pode apreciar toda uma teoria a respeito de um paraíso que estava só esperando pelo passarinho logo após aqueles breves instantes de dor e incertezas que apenas serviam para aumentar ainda mais o merecimento.

A cobra refletiu um pouco a respeito da estória e resolveu repartir uma teoria na qual estava trabalhando. Afinal, ela não tinha muito a perder. Se o passarinho fizesse algum comentário do qual não gostasse, ela poderia simplesmente engolir o interlocutor e finalizar a discussão.

Segundo a teoria da cobra, um problema poderia sempre ser abordado de acordo com a sigla S.C.O.R.E:
  • Sintomas
Todo o processo começa por uma análise dos sintomas que se está querendo tratar. Essa análise será tão mais efetiva quanto mais seja possível entrar no modo "resolver o problema" e evitar o modo "mostrar que tenho razão" ou o pior deles "vou mostrar quem manda nessa estória".
  • Causas
Nessa etapa investe-se um certo tempo refletindo-se a respeito das possíveis causas do problema. Uma dica importante: evite julgar "as pessoas", "a situação" ou você mesmo durante essa etapa. Tão logo se encontra um culpado, deixa-se de pensar na resolução do problema e passa-se a pensar em punição e isso não costuma resolver muita coisa.
  • Outcomes - Benefícios ou Resultados esperados
Após uma análise das causas, deve-se reservar um momento de descanso para pensar em algo que realmente interessa. Nessa momento, deve-se imaginar o mundo colorido no qual tudo aconteceria como desejamos. Nesse estado de espírito, a gente lista todos os resultados esperados. Ou seja, como seria o mundo se o problema não existisse. O que experimentaríamos? Como seríamos tratados? O que ganharíamos?
  • Recursos
Com o estado de resultados esperados na cabeça e no coração, criamos uma lista de todos os recursos necessários para obter os resultados esperados. Nesse momento, não devemos nos preocupar com onde ou como conseguir os recursos. A ideia é apenas ter uma lista do que precisamos como se desejássemos usar essa lista para escrever uma carta para o Papai Noel.
  • Efeitos
Agora, antes de escrever qualquer carta para o Papai Noel, passe um tempo imaginando os efeitos de ter os recursos necessários, aplicá-los nas causas encontradas e curtir os benefícios esperados.

Com esse estado de espírito, curtindo os efeitos dos resultados esperados, faça uma pergunta mágica. "Qual é a primeira coisa que eu deveria fazer pra tornar esse desejo uma realidade?". Tão logo tenha uma resposta, não espere mais um segundo. Vá lá e FAÇA!
Veja também:

No comments:

Post a Comment