10/21/13

Autonomia, propósito e aprendizado

Há um número considerável de pessoas que atribuem a falta de motivação a causas que não conseguem controlar. Elas alegam não ter controle algum sobre fatores externos como o trânsito, a corrupção, os impostos ou a chuva (ou falta dela). Esse pensamento parece ser a principal justificativa para um conjunto de pensamentos negativos que elas nutrem o que ajuda a explicar a forma como se comportam frente as circunstâncias. Mas, e se houvesse algo que elas pudessem fazer a respeito?

Propósito

Imagine, por um instante, um outro universo ou outro tempo. Nesse novo universo, você já descobriu o seu propósito de vida. Suponha que, apenas por uma questão didática, nós tomemos emprestado o propósito de vida de alguém. Vamos supor que o seu propósito de vida fosse ajudar as pessoas a aprender a estudar.

Com esse propósito em mente, você larga o seu emprego e vai para um instituto no qual se desenvolve técnicas avançadas de ensino e aprendizagem.  Nesse novo trabalho, você ganha 15% a menos e precisa acordar bem mais cedo mas, nem mesmo o ônibus lotado te atrapalha porque você passa toda a viagem refletindo sobre soluções criativas para melhorar o aprendizado das pessoas.




E imagina todos os benefícios que suas ideias trarão para as pessoas, todas as pessoas que vão se beneficiar, como elas vão ter uma vida melhor por causa do que aprenderam usando suas soluções de educação... algumas dessas pessoas, melhoraram tanto de vida que estão dispostas a fazer doações para que você continue o seu trabalho. Outras, compram soluções que você desenvolveu, e, logo, logo, você está com um patrimônio muito maior do que imaginou. E tudo isso apenas porque resolveu seguir o seu propósito.

Percebeu o potencial de impacto de um propósito na sua motivação?

Autonomia

Em um ambiente como o instituto hipotético no qual você trabalha, as pessoas partilham propósitos comuns. Todos sabem e confiam que todos estão dando o melhor de si para juntos alcançarem os objetivos. Dessa forma, as pessoas não interferem na forma de fazer de cada um. Aliás, todos sabem que há sempre várias formas de implementar uma solução e, enquanto houver uma boa comunicação, a forma torna-se secundária. Em especial se as pessoas forem flexíveis o que é uma premissa razoável já que todos estão trabalhando em prol em um objetivo comum. Essa é a noção de um ambiente no qual as pessoas têm autonomia.

Aprendizado

Toda essa motivação te deixa ainda mais disposto e você investe grande parte do teu tempo em pesquisas e estudos que te ajudam a compreender cada vez mais sobre o que você está fazendo. Quanto mais você aprende, mais motivado fica tanto a aprender quanto a trabalhar. Sabendo mais e trabalhando mais é muito razoável que você tenha, cada vez mais, um nível maior de autonomia e motivação.

Percebeu o impacto positivo do aprendizado na motivação?

Quando você contar essa estória que mudou a sua vida, alguns amigos vão questionar o fato de que o instituto é hipotético e que, na verdade, até o propósito dessa estória é ficção e isso servirá como uma boa desculpa para que eles continuem na vidinha mediana que levam reclamando de tudo e de todos.

Talvez alguns deles resolvam fazer como você, assumir o propósito hipotético como dele (até que ele encontre um outo) e começar pelo aprendizado. Propósito + Aprendizado implicam em Autonomia.

Propósito + Aprendizado + Autonomia  = Motivação

Propósito + Aprendizado + Autonomia + Motivação = SUCE$$0



No comments:

Post a Comment